Especialista de dados

Especialista de Dados

Os especialistas de dados transformam dados crús em informações com sentido que podem melhorar um negócio.

Irás extrair, analisar e interpretar um grande volume de informação, usando algorítmos, inteligência artificial, data mining e estatística.

Como cientista de dados você precisará:

  • Trabalhar com a instituição de modo a identificar problemas com o uso de dados e recomendar soluções
  • Criar algoritmos e desenhar experimentos de modo a juntar, gerir e extrair dados permitindo a criação de relatório para os colegas ou clientes.
  • Usar Inteligência Artificial e estatística de modo a dar resposta a problemas.
  • Testar mining models de modo a selecionar o apropriado para um determinado projecto.
  • Manter uma comunicação coerente tanto verbal quanto escrita de modo a entender as necessidades de dados e produzir relatórios.
  •  Checar a credibilidade das fontes de dadas e melhor as técnicas de colecta de dados.
  • Sendo um ramo que surgiu com o aumento do volume dos dados, e tais informações aumentam com o tempo, precisa se manter atualizado com as novas metodologias e algoritmos de tratamento de dados.
  • Procurar formas de usar dataset, algoritmos e  modelos nos diferentes sectores da organização.

Geralmente você precisa ser licenciado em ciência da computação, matemática ou equivalente. As seguintes licenciaturas são úteis:

  • Ciência de dados
  • Engenharia
  • Física
  • Estatística

Precisará saber linguagem de programação como R, Python, C or Java e saber trabalhar com base de dados como SQL.

Mestrado ou dotouramento nas seguintes áreas é uma mais-valia:

  • Big Data
  • Análise de dados
  • Ciência de dados

Você precisa ter as seguintes habilidades:

  • Excelente capacidade analítica
  • Experiência em base de dados e sistema de manuseio de dados, como Hadoop e SQL.
  • Excelentes habilidades de comunicação e apresentação de modo a apresentar os dados
  • Motivação e resiliência de modo a testar novas ideias casa as primeiras opções não funcionarem.
  • Gestão de tempo e organização
  • Habilidade em trabalhar sob pressão
  • Atenção a detalhes
  • Trabalho em equipa